domingo, 3 de setembro de 2017

Bye-bye dindim no Brasil?

Cheguei nos Estados Unidos preocupado em como iria fazer pra investir meu Dindim aqui. Fui aprendendo com o tempo. Agora descobri outra fonte de preocupação que eu não esperava: como investir no Brasil?!?!?! Aparentemente essa é uma tarefa impossível!

Ano que vem terei que entregar minha declaração de saída definitiva o que me coloca no mesmo status de estrangeiro perante a Receita Federal e as instituições financeiras. Aí a dor de cabeça começa...

Consultei com um advogado que me contou que em 2015 houve um acordo mundial para dificultar a vida de "lavanderias de dinheiro" e circulação de dinheiro de tráfico de drogas. O Brasil aderiu ao acordo. O BC criou uma série de normas baseadas nesse acordo e os bancos não souberam como implementá-las sem um custo altíssimo.

Resultado: os bancos preferem não abrir "Contas para Domiciliados no Exterior" (CDE) para não ter esse custo. Corretoras também não.

Começou minha saga: escrevi pra minha corretora atual - ModalMais - e pra XP. Nenhuma das duas tem interesse. Vou precisar fechar minha conta ano que vem. Escrevi pro BTG Pactual, tentando investir num fundo deles. Resposta: apenas para brasileiros residentes. O Banco Itaú me escreveu dizendo que eu teria que comparecer na agência para eles me explicarem o processo. Bastante simples pegar 16 horas de vôo para bater um papo com um gerente, não acham? Mas pelo que li em um blog, o Itaú cobra R$1.000,00 por mês de tarifa para CDE... Se você investir mais de 200 mil reais com eles, fica bem mais em conta: R$400,00 por mês... Não verifiquei se é verdade, mas assim que descobrir eu conto mais aqui.

Achei um artigo no blog do Diário do Casal 20, que está sensacional: https://diariodocasal20.wordpress.com/2017/03/18/comunicacao-de-saida-declaracao-de-saida-definitiva-do-brasil-e-como-manter-conta-bancaria-no-brasil/. Vou tentar conversar com o Banco Safra, que está sendo minha última esperança.

Caso eles não consigam me ajudar, infelizmente acho que não poderei investir no meu próprio país. Essa é a perfeita estratégia perde-perde. Eu perco, o país perde, os bancos e corretoras perdem.

E vocês? Já passaram por isso? Conseguiram montar alguma estratégia que funcionou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escada Rolante de CDB

Tudo começou quando eu estava procurando alguma opção pra minha reserva de emergência que pudesse render mais do que os 0,2% ao ano  (!!!!!)...