domingo, 4 de fevereiro de 2018

A distribuição de proventos no Fundo é uma praga

Se você já investiu em um fundo no Brasil, deve saber que dividendos recebidos e ganhos com valorização dos ativos aumentam o valor da cota. Ou seja, sempre que o fundo vender uma ação com lucro, esse dinheiro é reinvestido no próprio fundo e o valor da cota fica maior. Se você nunca investiu em fundo e não entende a terminologia, recomendo ler Fundos (por Clube dos Poupadores), antes de prosseguir na leitura.

No Tio Sam, as coisas são bem diferentes nesse aspecto: por lei, proventos e ganhos de capital devem ser distribuídos aos cotistas. E o que distribuir o provento significa? Significa que um montante vai ser reduzido do valor investido e vai "aparecer" na sua conta. Também é possível que o fundo envie um cheque para a sua casa!?!?! Moderno, não?

Pra entender melhor o que acontece, um exemplo: você tem $1000.00 investidos em um fundo, cuja cota vale $1.00. Logo, você tem 1000 cotas. Por sinal, valor da cota no Tio Sam se chama NAV ou Net Asset Value. Vou sempre me referir a NAV a partir de agora. Suponha que uma das ações do fundo distribuiu dividendos. Por lei, o fundo deve pegar esses dividendos e distribuir para os cotistas. Então, no dia seguinte, você recebe os dividendos na sua conta ou através de cheque. No nosso exemplo, foram $100.00 em dividendos. Você olha o valor que tem investido e o que vê? $900.00. Isso mesmo, o valor investido diminuiu! E o NAV? Baixou para $0.90!



Mas tudo bem. Você soma os $900.00 investidos e os $100.00 que apareceram na sua conta e o total é $1000.00. Você não perdeu nada. Uma decisão que você pode tomar é reinvestir os $100.00. Então você comprará 111.11 cotas, totalizando 1111.11 * $0.90 = $1000.00. Se o fundo tivesse vendido alguma ação com lucro, o lucro também deveria ser distribuído. O mesmo vale para cupons de títulos (bonds).

Até aqui, a única desvantagem aparentemente é a encheção de ter que verificar a conta de vez em quando e reinvestir o dinheiro. Na verdade, há outra desvantagem: o NAV diminuiu, mesmo o fundo tendo lucros. Ou seja, não é possível usar o NAV para ver o histórico de retorno do fundo. Se você quiser analisar o histórico de um fundo, procure o Total Return, que soma o NAV com os proventos distribuídos. A vantagem aparece para quem está vivendo de renda: os proventos que chegam na conta são como um pagamento de salário.

E é justamente porque os proventos funcionam como uma espécie de salário, que surge o grande perigo oculto: impostos! Todos os proventos distribuídos pelos fundos entram na soma do seu income anual e você tem que pagar impostos sobre isso. Parece algo rotineiro e esperado? Sim, parece. Mas é justo? Julgue por si após ler as próximas linhas.

Voltemos ao exemplo em que você recebeu $100.00 de proventos para $1000.00 investidos. Imagine, agora, que você investiu no dia anterior. Isso significa que você não teve tempo de ganhar nem mesmo um centavo do fundo de um dia pro outro. O que aconteceu é que você investiu $1000.00 num dia e "recebeu de volta" $100.00 no dia seguinte. E pro IRS? Você recebeu proventos! Sobre os $100.00 você irá pagar de $5.00 a $15.00 de imposto. Faça as contas comigo: $0.00 de ganhos e $15.00 de imposto. Justo?

Mas a coisa fica ainda pior. Outro exemplo: um fundo guarda suas ações vencedoras por muitos anos e suas cotas aumentam ao longo do tempo. Então você investe nesse fundo. Infelizmente, uma crise começa bem nesse dia e nas próximas semanas você perde 20% do valor investido. O fundo resolve agir para reduzir o potencial de prejuízo e vender algumas ações, ainda com lucro (eles compraram bem antes de você entrar).



O que acontece quando o fundo vende ações com lucro? Isso mesmo, o lucro tem que ser distribuído pros cotistas. Então você recebe um montante na sua conta (ou um cheque). Qual o próximo passo? Isso mesmo, pagar imposto! Resultado: 20% de prejuízo e, mesmo assim, você é obrigado a pagar imposto sobre um suposto lucro. Justo? Pra mim, é tudo menos justo...

E o que fazer? Infelizmente, você não tem como mudar a lei. Então, precisa tomar alguns cuidados para minimizar o risco dos proventos.

  1. Investir através de um IRA. Já comentamos sobre o IRA em tweets e no blog: https://meudindimnotiosam.blogspot.com/search/label/IRA. A vantagem do IRA é que os proventos são isentos de impostos até o dia do saque. No saque, você tem que pagar, mas até lá pode reinvestir seus proventos sem ter que pagar imposto antecipado. A desvantagem do IRA é que você só pode sacar a partir de 59.5 anos e há limites de depósito anuais bem baixos.
  2. Investir num fundo a partir de um plano de previdência do seu empregador. Aqui há as mesmas desvantagens do IRA. Outra desvantagem é que as opções de investimento dos planos de previdência são bem limitadas, comparadas ao que existe no mercado.
  3. Entrar em contato com o administrador do fundo e perguntar se há alguma distribuição de proventos planejada em breve. Nesse caso, somente invista no fundo depois que a distribuição aconteceu.
  4. Escolher fundos com turnover rate (taxa de rotatividade) menor que 10%. Essa taxa indica o quão frequente o fundo compra e vende os ativos.
  5. Dar preferência aos fundos em que os gerentes investem seu dinheiro pessoal. Essa informação é requerida por lei. Esses fundos costumam distribuir proventos somente quando necessário porque os gerentes tem interesse em pagar menos impostos.
  6. Se for investir em fundos de títulos (bonds) procure um que contenha municipal bonds. Normalmente os proventos desses bonds são isentos. Já falamos brevemente em municipal bonds em tweets e no blog: Títulos públicos - esquentando o tema.
  7. Procure por tax-managed funds. Esses são fundos que minimizam a distribuição de proventos, reduzindo as chances de você pagar impostos.


Tenha em mente que pagar impostos injustamente é parte do jogo e essa é apenas uma das características que você precisa analisar. Se você vê um fundo que distribui poucos proventos e rende 5% ao ano e outro que distribui aos montes e rende 15% ao ano, prefira o de 15%. Isso porque o seu rendimento menos impostos ainda será maior do que o fundo que distribui menos e tem menor rendimento.


5 comentários:

  1. Estou conhecendo seu blog agora. Morei muitos anos nos EUA e tenho a maior parte dos meus investimentos lá. Adoro essa parte de receber todo mês os proventos e juros na minha conta da Fidelity. Acho muita falta disso nos fundos e ETFs aqui no Brasil. Claro que FIIs fazem isto mas fundos em si não
    Fica aqui o convite oficial para conhecer nosso site de educacao financeira https://www.aposenteaos40.org e nossa entrevista ao M&R
    https://www.millennial-revolution.com/build/on-fire-in-brazil/
    Abcs - AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AA40. Muito obrigado pelo comentário! Interessante que, após eu entender como funcionam os proventos de fundos nos EUA, eu passei a não gostar deles. No caso de ações, eu prefiro que as empresas guardem o lucro e invistam nelas mesmas do que distribuam os dividendos. Aqui nos EUA, quando uma empresa distribui o dividendo, o valor da ação reduz automaticamente e você precisa pagar imposto sobre o que caiu na conta. Logo, você não consegue reinvestir com o mesmo valor recebido de proventos. Me sinto perdendo dinheiro sempre que um dividendo é pago. Claro, se você estiver dentro de um 401(k) ou IRA, isso não faz diferença. Mas pensando em investimentos que você quer usar antes dos 59 e 1/2, quase não há opção de proventos isentos. Vou me inscrever no seu site e passar a acompanhá-lo. Obrigado pelo convite e pela adição do meu RSSI no Aposente aos 40!

      Excluir
    2. "Aqui nos EUA, quando uma empresa distribui o dividendo, o valor da ação reduz automaticamente "

      Ai que você se engana meu caro. No mercado a matemática não é exata. No mesmo dia ex-dividend a ação pode fechar acima do valor que fechou no dia anterior ( menos que use só ETFs)
      https://www.investopedia.com/articles/stocks/11/dividend-capture-strategy.asp
      Tenho minha carteira ai nos EUA com um bom valor e continuo recebendo meus proventos na IRA e parte na brokerage mas mesmo assim vale a pena pois o pagamento de dividendos é o sinal mais saudável que a empresa está em boas condicoes financeiras. Abcs

      Excluir
    3. O dividend capture parece algo bem inteligente. Vou estudar mais a respeito. Obrigado!

      Excluir
    4. Achei este artigo que pode lhe interessar

      https://www.simplysafedividends.com/intelligent-income/posts/36-5-reasons-to-be-a-dividend-growth-investor

      Excluir

A Escada Rolante de CDB

Tudo começou quando eu estava procurando alguma opção pra minha reserva de emergência que pudesse render mais do que os 0,2% ao ano  (!!!!!)...