sábado, 25 de agosto de 2018

Long & Short: que palavrão é esse?

Observe esse gráfico, retirado deste site: https://katusaresearch.com/chart-45-years-making-commodities-vs-sp500/



Ele mostra o desempenho desde 1971 de algum tipo de investimento que por 3 vezes, durante crises, chega a se multiplicar de 8 a 9,5 vezes. Isso significam ganhos de 900% a 1050%.

Agora veja as regiões verdes do gráfico. São os pontos onde o investimento atingiu seus menores valores, anos antes de, vagarosamente, caminhar para os picos.

Você diria que hoje é um bom momento para comprar isso? Você poderia responder "sim, Márcio, me diga onde eu compro isso". Pois bem, isso não é uma ação, um título, ou um fundo. Isso mostra a relação entre dois índices: o índice de commodities da S&P e o índice de ações S&P 500.

Então é impossível operacionalizar esse investimento? Não! A primeira coisa a entender é que se tratam de 2 ativos. No Tio Sam você encontra fundos que conseguem seguir esses índices. A outra coisa para entender é qual a razão (divisão) que o gráfico está mostrando: índice de commodities dividido por S&P 500.

Para montar o investimento nessa razão (divisão), você primeiro precisa comprar o ativo que está em cima da barra de divisão, no caso o índice de commodities. Essa foi a parte mais fácil de entender. Em seguida, você precisa vender o ativo que está embaixo da barra de divisão, ou seja, o S&P 500. Mas Márcio, eu não tenho esse fundo, como vou vender? Milagres da bolsa de valores: você pode vender um ativo, mesmo sem ter. A única coisa é que a bolsa vai pedir pra você deixar algo em garantia. E a garantia será o fundo de índice de commodities que você comprou antes. Isso significa que, enquanto você estiver “vendido” em S&P 500, você não pode tocar no fundo de índice de commodities.


Pronto, você acabou de fazer uma operação chamada Long & Short! Não é tão simples, mas também não é impossível de entender.

Veja informações quentinhas diariamente no Twitter do Meu Dindim no Tio Sam: https://twitter.com/meudindimtiosam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escada Rolante de CDB

Tudo começou quando eu estava procurando alguma opção pra minha reserva de emergência que pudesse render mais do que os 0,2% ao ano  (!!!!!)...